sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PARABÉNS,MATT GROENING!

PARABÉNS,MATT GROENING!


Há 60 anos nascia Matt Groening, o criador de Futurama, das tirinhas Life in Hell (a qual dedicou 35 anos de sua vida para escrever e publicá-las semanalmente) e, claro, Os Simpsons.

Groening nasceu em Portland, Oregon, filho de Homer Groening, sua mãe Margaret Groening e seus irmãos, ao quais dois deles tiveram os seus nomes homenageados no show, Lisa e Maggie.

Um registro de férias feitos por Homer dos seus filhos Mat, Lisa e Maggie, recém descoberto pelo Dangerous Minds mostra que tipo de ambiente nasceu Groening, esse registro nós diz de onde vem a verdadeira inspiração para fazer Os Simpsons.

Como surgiu Os Simpsons?

Matt Groening criou Life in Hell em 1977, um tempo depois a tirinha chamou a atenção de James L. Brooks, escritor-produtor de Hollywood, que, em 1985, entrou em contato com Groening propondo-lhe trabalho em uma futura série de animação da emissora Fox, a ser exibida no programa de variedades The Tracey Ullman Show. Brooks, dono da Gracie Films, planejava uma simples adaptação dos personagens de Life in Hell à nova série. Groening então, temendo perder os direitos autorais sobre seu trabalho, decidiu-se por criar algo inteiramente novo, com uma típica família norte-americana como tema central. 

E Futurama?

Em 1996, ele recrutou David X. Cohen, então roteirista e produtor do Simpsons, para ajudar na criação do programa. Quando apresentaram o projeto para a Fox em abril de 1998, Groening e Cohen já haviam desenvolvido muitos dos personagens e enredos. Durante este primeiro encontro, a Fox encomendou treze episódios. Pouco depois, no entanto, Groening e os executivos da emissora entraram em desacordo acerca do controle criativo a ser exercido pela Fox no programa. Groening explica que, "Quando tentaram opinar em Futurama, eu simplesmente respondi, 'Não, faremos isso da mesma maneira que fizemos com Simpsons. E eles responderam, 'Bem, não é assim que negociamos mais'. E eu disse, 'Oh, bom, essa é a única maneira como eu negocio.'" Passada a fase de negociação, ele acabou recebendo a independência criativa que almejava.
___

Suas criações com suas criticas mudaram de alguma forma a nossa maneira de pensar, nos fizeram rir e aprender lições que vamos carregar em todas nossas vidas. Parabéns, Matt Groening!

Nenhum comentário:

Postar um comentário